Willem Dafoe vai continuar como diretor artístico da Biennale Teatro para o biénio 2027-2028. A confirmação da renovação com Dafoe chegou no fecho da edição de 2026, que terminou a 21 de junho, em Veneza, com 10 mil espectadores e 90% de ocupação das salas.
“Fazer teatro, em sentido figurado, significa exagerar, chamar os holofotes para si próprio”, afirmou o presidente Pietrangelo Buttafuoco. “No entanto, foi precisamente isso que Willem Dafoe não fez nestes dois anos de trabalho na Biennale. Ele trouxe para Veneza investigação, tradição, ritual e ofício. O seu programa centrou a atenção na coralidade, num teatro feito de carne humana, de espírito e de suor.”
Antes de se tornar uma das presenças mais reconhecíveis do cinema contemporâneo, Dafoe passou pelo teatro de vanguarda norte-americano, nomeadamente o Theatre X, em Milwaukee. Ele também cofundou o The Wooster Group, em Nova Iorque na década de 1970, onde trabalhou durante mais de duas décadas.
“Estou grato pela oportunidade de continuar o meu trabalho como diretor da Biennale Teatro. Estes dois anos de envolvimento próximo com a Biennale permitiram-me explorar o poder e a magia dessa arte total que é o teatro. Sinto-me honrado.”, afirmou Dafoe.

